top of page

Para pacientes e familiares

 

O que é a ECMO?


ECMO significa Oxigenação por Membrana Extra Corpórea. É uma forma de suporte à vida fornecendo suporte para o coração e/ou pulmões fora do corpo do paciente. A ECMO pode dar suporte ao corpo por um período (dias ou, às vezes, meses) para permitir que o coração e/ou os pulmões descansem e se recuperem. A ECMO não é uma intervenção; é apenas um suporte.


Como a ECMO funciona?

​​

A ECMO utiliza uma bomba para realizar o trabalho do coração e um oxigenador para realizar o trabalho dos pulmões. A bomba e o oxigenador são conectados por meio de um tubo plástico transparente que se conecta ao sistema circulatório do paciente por meio de cânulas.

Colocar um paciente em ECMO envolve a inserção de uma ou duas cânulas no pescoço e/ou nas virilhas. Com base na doença do paciente, a equipe de ECMO decidirá qual tipo de ECMO usar, o número de cânulas necessárias e onde elas serão colocadas. As cânulas são tubos grandes o suficiente para permitir que o sangue circule pela bomba externa e pelo oxigenador e retorne ao sistema circulatório do paciente pelos tubos que conectam essas peças.

Os pulmões levam oxigênio ao sangue enquanto o dióxido de carbono sai. Essa troca gasosa ocorre naturalmente em pulmões saudáveis. Um oxigenador desempenha a mesma função em um circuito de ECMO: ele traz oxigênio para o sangue e o dióxido de carbono sai do sangue nas fibras dentro de um oxigenador que simulam os pulmões.


Quais condições são tratadas com a ECMO?

​​

Como a ECMO auxilia na recuperação do paciente em um momento em que seu coração e pulmões estão muito doentes ou fracos para desempenhar suas funções normais, ela auxilia principalmente em condições que afetam esses dois órgãos.

A ECMO pode ser usada nas seguintes condições:

-Infarto agudo do miocárdio (também conhecido como ataque cardíaco)
-Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)
-Anafilaxia (uma reação alérgica grave)
-Choque cardiogênico (quando o coração não consegue bombear sangue suficiente)
-Cardiomiopatia (também conhecida como doença do músculo cardíaco)
-COVID-19
-Síndrome pulmonar por hantavírus (um vírus que pode causar dificuldade para respirar)
-Hipotermia (quando a temperatura corporal está baixa)
-Influenza (também conhecida como gripe)
-Aspiração de mecônio (quando o feto inala resíduos do útero)
-Miocardite (também conhecida como inchaço e irritação do músculo cardíaco)
-Pneumonia (uma infecção e inflamação dos alvéolos pulmonares)
-Embolia pulmonar (quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma artéria pulmonar)
-Hipertensão pulmonar (pressão alta nos pulmões)
-Insuficiência respiratória
-Sepse (uma resposta extrema a uma infecção)
-Trauma

Além disso, a ECMO também pode ser usada em pessoas que aguardam ou estão se recuperando de um transplante de coração ou pulmão.

 


O que esperar enquanto o paciente está em ECMO?


O tempo em ECMO será uma montanha-russa de atividades e provavelmente causará uma ampla gama de emoções para você. Descreveremos o que esperar para ajudá-lo a se preparar e oferecer o melhor conforto e suporte.

É importante observar que o mais importante para você, como cônjuge, familiar ou amigo, é manter uma atitude positiva, descansar, alimentar-se e fazer o que puder para cuidar de si mesmo. Isso ajudará você a oferecer suporte ao paciente e a estar em sua melhor forma quando chegar a hora de sair da ECMO.

​​

Enquanto um paciente estiver em ECMO, haverá atividades diárias normais que seus médicos, enfermeiros e especialistas em ECMO realizarão. Essas atividades são realizadas para garantir que seu ente querido esteja progredindo e que não haja nada que a equipe de saúde esteja negligenciando em seus esforços para ajudá-lo a melhorar.

Pacientes em ECMO normalmente são submetidos a coleta de exames de sangue, radiografia de tórax, uso de medicamentos como sedativos, analgésicos, diuréticos (medicação que estimula a produção de urina) e antibióticos, se necessário. Ocasionalmente será ncessário uso de hemocomponentes (derivadas de sangue). A alimentação nos primeiros dias pode ser realizada somente pela via intravenosa (soro com glicose, contemplando todas as calorias que o paciente necessita naquele momento) e, após, ele será alimentado por um tubo inserido pela narina, chamada sonda nasogástrica. Diariamente, a todo momento, a equipe da UTI estará atenta se os pacientes apresentam sinais de dor ou desconforto e agirá para controlar isso.

Quando o paciente poderá ser retirado da ECMO?


A equipe de ECMO avaliará o paciente diariamente e observará qualquer melhora. Exames de sangue e sinais vitais são apenas alguns exemplos dos fatores que serão usados para decidir se o paciente está melhorando.

​​

Quando o paciente chega a um ponto em que pouca ajuda da máquina de ECMO é necessária, a equipe fará um teste para verificar como ele se sai sem o suporte da ECMO. Durante esse período de teste, as cânulas permanecerão no local e só serão removidas quando toda a equipe de saúde estiver confiante de que seu ente querido se recuperará bem sem a ajuda da máquina de ECMO.

A equipe conversará com você diariamente sobre como ele está se sentindo. Mas mesmo com os melhores esforços da equipe de ECMO, existe a possibilidade de o paciente não melhorar após o uso da ECMO. Se chegar o momento em que a equipe médica sentir que fez todo o possível para ajudar o paciente, mas ele ainda não estiver melhorando ou puder estar piorando, a equipe médica discutirá as próximas opções com você em uma reunião familiar.

O que esperar após a ECMO?

​​

Se for tomada a decisão de retirar o paciente da ECMO, o cirurgião retornará para remover as cânulas. Isso requer uma cirurgia, que normalmente será realizada à beira do leito na Unidade de Terapia Intensiva para ECMO venosa ou no centro cirúrgico para ECMO arterial Pontos e curativos serão colocados para evitar sangramento nos locais das cânulas após a remoção.

O paciente permanecerá em um ventilador até que consiga respirar sozinho. À medida que os pulmões do paciente melhoram gradualmente, a equipe da UTI poderá diminuir as configurações do respirador. Assim que as configurações estiverem baixas e o paciente estiver realizando todo o trabalho de respirar sozinho, o ventilador será removido.

Após o paciente sair da ECMO e do ventilador, ainda pode haver muito trabalho a ser feito antes de ir para casa:

-Eles devem apresentar sinais vitais estáveis e conseguir comer sem dificuldade.
-Pode ser necessário usar uma sonda de alimentação até que consigam comer sozinhos e engolir com eficácia.
-Também pode levar vários dias ou semanas para que o paciente volte à rotina normal e fortaleça os músculos, já que ficar de cama por tanto tempo pode deixá-lo muito fraco.
-Fonoaudiologia, fisioterapia, assistência social podem ser necessários para ajudar o paciente e sua família neste momento da recuperação.


A equipe da ECMO também continuará monitorando o progresso do paciente e estará disponível como um recurso antes de ir para casa.​ Mesmo que complicações possam surgir para qualquer paciente em ECMO, tenha certeza de que a equipe de ECMO toma todas as medidas de segurança para diminuir esses riscos. O paciente e a máquina de ECMO serão monitorados de perto 24 horas por dia por uma equipe bem treinada para ajudar a prevenir a ocorrência desses problemas e mantê-los seguros. Se surgir uma complicação, a equipe de ECMO discutirá o problema com você e considerará o melhor plano.

​​​

O papel da família no paciente em ECMO


Os efeitos positivos de ter familiares e amigos visitando um ente querido em ECMO são importantes. Hospitais e UTIs geralmente têm horários e regras de visitação para ajudar a manter o paciente seguro, além de permitir que familiares e amigos forneçam apoio. Pode haver regras específicas para crianças. Trabalhe com a equipe da unidade para coordenar as visitas.

​​

A maioria dos familiares se sente mais confortável quando pode "fazer alguma coisa", e há muitas coisas simples que você pode fazer para ajudar o paciente a se recuperar. Abaixo está uma lista de algumas dessas coisas. Certifique-se de consultar primeiro o enfermeiro responsável pelo leito para garantir que seja seguro tocar ou falar com o paciente e que ele esteja descansando o suficiente.


-Converse, leia ou cante. Todos os pacientes conhecem as vozes das pessoas que amam. Mesmo que estejam com muito sono, ouvir sua voz pode proporcionar conforto.
-Traga alguns itens de casa, como fotos.
-Toque sua música favorita.

-Passe loção na pele do seu ente querido, especialmente nas mãos e nos pés.

-Realize exercícios passivos de amplitude de movimento, com permissão e orientação do fisioterapeuta ou de membros relevantes da equipe.


Ocasionalmente, a equipe de ECMO realizará reuniões familiares para discutir o progresso do paciente e quaisquer problemas ou preocupações. Essas reuniões podem incluir a equipe de ECMO, um especialista em cuidados paliativos, um representante religioso, bem como familiares e/ou amigos de sua escolha. Por favor, coordene a frequência dessas reuniões com a equipe médica para acomodar a participação da família, bem como a disponibilidade dos profissionais de saúde, para que suas perguntas possam ser respondidas.

A equipe de ECMO também fará rondas diárias com o médico na unidade de terapia intensiva, e você poderá participar dessa discussão, se a equipe concordar.

​​

Fonte: site - elso.org

bottom of page